30 de julho de 2007

Sou mesmo picuinhas...

1º Acto: (Terça-feira) Estou eu à seca, tinha acabado de ler na diagonal o público, e deu-me para tentar fazer as palavras cruzadas. Eu nunca tive muita paciência para as palavras cruzadas. São um bicho estranho, que vai buscar as palavras mais recônditas do dicionário, e vai repetindo-as. Até acho que deve haver um dicionário de palavras cruzadas, mas enfim. Isso não interessa nada, da mesma forma que não interessa nada o facto de eu começar sempre por preencher as casas dos símbolos químicos. (não sei todos de cor, mas também nunca se lembram de pôr elementos como o unillpentium, ou o tecnécio).
Passei-me com as palavras cruzadas por dois motivos: não tinham um único elemento químico, e achava que "abeatar" e "ovar" não eram verbos com os significados que apareciam listados.


2º Acto: (hoje) Estava a conversar no messenger com a amiga que me deu o público na terça, e pergunto-lhe se tinha o de ontem. E já agora, se podia transcrever as soluções. Ela foi uma querida e transcreveu. Obviamente que fui logo ver se "abeatar" e "ovar" existiam na solução. Existiam. Pronto, tinha MESMO que ver se estavam correctas antes de reclamar com os tipos a explicar que era "beatificar" em vez de "abeatar", e que "ovar" era apenas uma cidade. Ops. Ainda bem que não reclamei. As palavras existiam, e estavam com os significados correctos.

Qual é o passo seguinte? Não, não é admitir a derrota e esquecer o assunto. Pus-me a ver todas as outras palavras, e apesar de não ter o jornal à mão, e só o ter visto uma vez, acreditam que ainda me lembrava de grande parte das definições? Enfim, dei por mim à procura no google, na wikipedia e no dicionário online da porto editora o significado de todas as palavras que me suscitaram dúvidas. E não é que existiam?!?

Dá para tirar três conclusões deste episódio:
--> Realmente as palavras cruzadas têm um vocabulário próprio (não acreditam? Vão procurar exido, leneu ou etal ao dicionário), que eu desconheço em grande parte. Só acertei em metade das palavras.
--> Eu sou uma perfeccionista do caraças. Ok, picuinhas mesmo. Não consegui esquecer o assunto até verificar TODAS as palavras dúbias.
--> Tenho que voltar a ler mais livros não-técnicos. E em português.

Sem comentários: