5 de julho de 2008

Racismo de Verão


Pronto.

Estou tramada.

Começou a perseguição racial que eu mais odeio.

A perseguição dos brancos (ou "não bronzeados") por aqueles que gastam todos os segundos livres a apanhar Sol para ficarem bronzeados. Já começaram as bocas, os olhares de lado, o apontar de dedos.

Sabem de quem falo. No liceu, era aquele grupinho que passava os intervalos de t-shirts arregaçadas para bronzear o máximo possível, e combinavam idas de comboio para as praia, baldando-se (ou não) às aulas. Em adultos, são um pouquinho mais discretos, mas o cor-de-laranja-solário/autobronzeador em pleno inverno não passa despercebido. No Verão, chegam bronzeados ao primeiro dia de praia, e parecem peixe esturricado no ultimo dia. (Sim, pele seca agarrada à grelha e tudo).

Estou um bocado farta de ser discriminada, especialmente por causa da cor da minha pele. Não me apetece gastar uma parte considerável do meu tempo a tentar ficar mais preta que muitos mulatos. Nasci branca, vou à praia quando e porque me apetece, e ponho protector solar antes de sair de casa. Se não gostam, azarucho. Olhem para o outro lado, ou comprem uns óculos escuros. Eu sei que é Verão. E que está (mais ou menos) calor.

Acho que este ano vou adoptar a atitude "puto-de-5-anos". Cada vez que mencionarem o tom da minha pele, pergunto "porquê". E continuo com os porquês até mudarem de assunto.

Curiosamente, nesta altura do ano não se ouvem muitos "volta para a tua terra" dirigidos aos pretos...

14 comentários:

Rocket disse...

ai, maguinha....se o zezé camarinha lê este post...

beijinhos maguinhos

Patti disse...

Olha tal e qual como eu!

E a ainda para mais agora como o sol está, cada vez mais é difícil de ficar ao sol para ter uma 'corzinha'. Até dói!

Nunca consigo ficar Bronzeada com B grande como os outros. Fico com uma cor saudável! E chega-me bem.
So what?

Ah, também me baldava às aulas para apanhar o comboio e ir com as amigas para Carcavelos, e levantávamos as saias da farda para queimar as pernas, sempre que as freiras não viam.
Bons tempos.

Restelo disse...

Eu sou branca tipo passada por lexivía. Vantagem: integração no UK sem problema! O sotaque é que me denuncia e mesmo assim perguntaram-me se não era sueca! Quando disse que era portuguesa exclamaram "mas normalmente os portugueses são morenos"!!
Ahh, é bom sentir que me integro bem aqui e que não tenho de "competir" por bronzeados!

Anónimo disse...

È verdade.

Às vezes sinto que tenho que ir para a praia por obrigação.

Até fico contente por vezes quando acordo e vejo que está mau tempo.

Magucha disse...

Rocket,

O zezé tem mais que fazer do que ler... Aparecer na televisão, reclamar com os jovens por não seguirem o seu exemplo, perseguir bifas no allgarve... Desconfio que o post lhe passou despercebido, e estou segura! ;-)

(Agora nada de fazer queixinha! lol)

Jinhos branquinhos

Magucha disse...

Patti,

A quem o dizes! Tive de aumentar drasticamente o factor de protecção solar, depois de ter apanhado um escaldão com o que usava desde sempre...

E uma cor saudável é bem melhor que um castanho alaranjado com a pele a pelar e que parece de plástico! Eheheheh!

Por falar nisso, lembro-me de umas sessões de "estudo" na praia... Estudava-se muito bem nos primeiros 30 minutos, até dar vontade de gelado, mergulho, ou outra coisa qualquer... =) Bons tempos indeed!

Magucha disse...

Restelo,

Olha, mais uma como eu! =)
E afinal há alguma vantagem em morar no UK - deve ser óptimo não passar por ave rara no Verão! Eheheheh.

Jinhos

Magucha disse...

Miguel.com,

Picar o ponto na praia e ficar tipo lagartixa ao Sol é insuportável! Talvez se os outros não fossem tão fanáticos com o bronze houvesse mais dias de bom tempo! Eheheheheheh

Xaxão disse...

Eu sou fanática do bronze...
Hum... E não chateio ninguém.

Deixa-me lá com o meu sol.

Bjs

Magucha disse...

Xaxão,

Eu deixo-te à vontade com o teu bronze! Até te dou o meu em potencial! Eheheheheh. =)

Só me irritam os que me chateiam por ser branca, o resto podem estar à vontade a torrar ao Sol! =)

Jinhos

Anónimo disse...

Deixa lá, magucha!
O braco há-de voltar a estar na moda:)
A tua pele é bonita como está (e a minha tb, já agora, que pertenço ao mesmo clube...)
E viva a diversidade humana!
Beijinhos
Lu

Magucha disse...

Lu,

Ainda hoje estive a comparar o tom do braço com a Amber, e ela está mais escura que eu! (não por muito..) Mas também passou o fim de semana na praia, é uma vantagem injusta! lol

Gosto de ser um ponto de referência. Todos parecem bronzeados perto de mim (excepto os vampiros), e ainda sirvo para as famílias se orientarem na praia. Eheheheheh.

Tens toda a razão, viva a diversidade! Se fossemos todos iguais, não era preciso existirem tanta cópia do mesmo! =)

Jinhos

Anónimo disse...

Concordo contigo. O branco é saudável.

Magucha disse...

Yashmeen,

Um bocadinho de Sol ate faz bem. Mas só um bocadinho! =)