25 de fevereiro de 2008

Consulta de psiquiatria

Hoje fui experimentar um psiquiatra, escolhido mais ou menos ao acaso. Liguei para o apoio a clientes do seguro de saúde, e pergunto quais são os consultórios acordados em Lisboa, na zona tal. Tinha outros contactos, mas não só tinham consulta para mais tarde, e não tinham acordo. E eu acho que já gastei mais do que suficiente em médicos nos últimos tempos.

Chego ao consultório uns minutos antes da hora. Preencho a ficha. E espero. Espero. Farta de esperar, pergunto à recepcionista se dá tempo para ir lá abaixo tomar um cafézinho. Para meu azar, a paciente que lá estava resolveu sair naquele momento. Bolas. Devia ter perguntado antes...

Entro. É um consultório agradável, e para meu espanto vê-se monsanto. Comento, e ficamos uns minutinhos a conversar sobre a vista, alguns objectos de decoração de que gostei, e sobre o meu trabalho. O suficiente para conseguir relaxar um bocadinho, e falar do que me levou lá. Expliquei em traços largos que achava estar deprimida, que não era a primeira vez, e como tinham passado as anteriores. E como da última vez a depressão parecia ter vindo do nada, e esta para lá caminhava.

Não falei muito. Não me apetecia, nem tinha forças para isso. Ambos sabíamos porque estava lá. Ambos sabíamos qual era a solução. Ele acertou à primeira no medicamento, quase que dissemos o nome ao mesmo tempo.

Fez mais perguntas a que respondi. Mas dava para ver na minha cara, olhos e postura o que se passava na alma. Sou demasiado transparente a maior parte do tempo...

Gostei do médico. Deu-me o número de telemóvel para lhe ligar se tivesse quaisquer problemas com a medicação, ou esta não funcionar. Não me impingiu psicoterapia, e ainda disse que posso beber um copo de vez em quando.

As coisas estão a começar a compor-se...

8 comentários:

Maria Manuela disse...

Coragem....
E cá para mim acertaste no Dr...
Não é qualquer um que dá o contacto do telemóvel, principalmente nessa área....

Se precisares passa lá no tasco que vou estar de olho em ti...

beijos

Anónimo disse...

Ana disse....
Jà quase todos passamos por isso,sao fases que por esta ou aquela razao nao nos deixam ver a luz ao fim do tunel,vai ver que tudo vai ficar mais iluminado com a ajuda certa.Os primeiros passos sao sempre dificeis e incertos mas quando começar a correr....vai parecer-lhe (e eu estou convicta)que tem asas!
Força,
Um beijinho

Xaxão disse...

Ou então, é caso para dizer que vem aí a subida...
Boa!
Dás-me o número de telefone?

Rocket disse...

Magucha

Esqueci-me de mencionar a tua coragem... ainda vou a tempo?

Bj Grande

SGE disse...

Anda lá miúda que prá frente é que é o caminho e qq coisa que precises sabes bem que a malta está cá...

Beijoca de proporções bíblicas (à data eram grandes não eram? espero que sim...)

Magucha disse...

M&M,
Obrigada pelo apoio. E vou passando pelo tasco, nem que seja para cobrar o crepe! ;)

Jinhos


Ana,

Obrigada pela comentário de encorajamento! Já não vou na primeira volta, mas é chato ter de recomeçar tudo de novo...

Beijinhos e volte sempre!

Magucha disse...

Xaxão,

Parece que para variar estamos no mesmo carrinho da montanha-russa... Preparada para a foto de grupo? :)
Já te enviei o número, recebeste?

Jinhos!


Rocket,

Ainda vais a tempo, mas não sei se tenho assim tanta coragem como isso...

jinhos

Magucha disse...

SGE,

Obigada, pikeno! Continua a esmerar-te no blog, que estou a precisar de muitas gargalhadas!

Jinhos grandes