11 de setembro de 2007

Chamam a isto jornalismo?!?

Tive a lamentável ideia de ver o telejornal da noite hoje. Em horário nobre. E na sic. Qual é a primeira "reportagem" que apanho?

Uma sobre o monumento, em Lisboa, de homenagem às vítimas do 11 de Setembro. Ok, está no dia do 6º aniversário, e têm de encher chouriços para o telejornal durar 2 horas (com muiiiita publicidade no meio, e avisos de "não perca, já a seguir..." seguido de uma das 4 ou 5 notícias que interessam). Até compreendo que filmem o dito monumento, e expliquem um bocadinho da sua história. Entrevistarem pessoas (ou populares) na rua, a perguntar se sabem se existe um monumento de homenagem às vítimas do 11 de Setembro, é estúpido, banal e obviamente para encher chouriços, mas até passa. Afinal de contas, a populaça gosta de gozar com a ignorância dos outros.

Mas perguntarem aos entrevistados se acham que os lisboetas sabem da existência do dito monumento é esticar demasiado a corda. Se é para porem as pessoas a especular livremente, porquê limitar a pergunta aos habitantes de Lisboa? Porque não perguntar se os tripeiros, os escalabitanos ou os albicastrenses sabem da existência do monumento? Ou mesmo se os norte-americanos conhecem o monumento, e vêm visitá-lo aos magotes, comovidos com tão singela homenagem? ISSO é que era uma pergunta!

(Podem visitar o monumento na praça de Alvalade, se vi bem a fugaz imagem no telejornal. Infelizmente apanhei a "notícia" a meio.)

1 comentário:

SGE disse...

A meio e deu para isto tudo...

Imagino se a apanhasses desde o início...