Mostrar mensagens com a etiqueta Preto é bonito. Branco vai à praia para ficar preto. Preto é bonito.. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Preto é bonito. Branco vai à praia para ficar preto. Preto é bonito.. Mostrar todas as mensagens

5 de julho de 2008

Racismo de Verão


Pronto.

Estou tramada.

Começou a perseguição racial que eu mais odeio.

A perseguição dos brancos (ou "não bronzeados") por aqueles que gastam todos os segundos livres a apanhar Sol para ficarem bronzeados. Já começaram as bocas, os olhares de lado, o apontar de dedos.

Sabem de quem falo. No liceu, era aquele grupinho que passava os intervalos de t-shirts arregaçadas para bronzear o máximo possível, e combinavam idas de comboio para as praia, baldando-se (ou não) às aulas. Em adultos, são um pouquinho mais discretos, mas o cor-de-laranja-solário/autobronzeador em pleno inverno não passa despercebido. No Verão, chegam bronzeados ao primeiro dia de praia, e parecem peixe esturricado no ultimo dia. (Sim, pele seca agarrada à grelha e tudo).

Estou um bocado farta de ser discriminada, especialmente por causa da cor da minha pele. Não me apetece gastar uma parte considerável do meu tempo a tentar ficar mais preta que muitos mulatos. Nasci branca, vou à praia quando e porque me apetece, e ponho protector solar antes de sair de casa. Se não gostam, azarucho. Olhem para o outro lado, ou comprem uns óculos escuros. Eu sei que é Verão. E que está (mais ou menos) calor.

Acho que este ano vou adoptar a atitude "puto-de-5-anos". Cada vez que mencionarem o tom da minha pele, pergunto "porquê". E continuo com os porquês até mudarem de assunto.

Curiosamente, nesta altura do ano não se ouvem muitos "volta para a tua terra" dirigidos aos pretos...